19/09/2009

O Senhor é minha Rocha


“Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas”. 2Sm 22.2-3

Davi chega ao ocaso de sua vida com um sentimento claro de gratidão ao Senhor no coração e nos lábios. Este cântico reflete todo o sentimento que ele tinha em relação a sua vida e as batalhas que enfrentou. A consciência clara de que não teria vencido nenhuma delas se o Senhor não tivesse adestrado suas mãos para os combates, dando-o capacidade de vencer cada um deles, pois o Senhor foi a lâmpada que iluminou as trevas em que estava, quem deu a coragem e a força que desembaraçou os seus caminhos. Todos os que se levantaram contra Davi pereceram, nenhum dos seus inimigos deixou de ser perseguido e durante o seu reino, Israel conquistou mais territórios do que em qualquer tempo da sua existência. Em todas as batalhas, Davi tinha a consciência clara que o Senhor o exaltou acima de todos os seus adversários e o fez cabeça entre as nações. Deus foi a sua rocha, aquele que firmou os seus passos em todos os momentos de sua vida; foi a sua cidadela, um lugar de segurança, onde podia sempre estar e descansar tranquilamente. Foi o seu libertador; quem lhe deu a capacidade de agir confiantemente, e seu escudo, pois, no Senhor, Davi encontrou a proteção para se defender de todas as investidas de seus inimigos. Este cântico revela muito mais que a gratidão de homem. Revela um coração que tem a medida certa de sua capacidade e de suas limitações. Revela um homem que não permitiu que seus feitos pudessem fazê-lo esquecer de onde vinha a sua força e capacidade de realizar. Revela um homem que tinha absoluta convicção de que não era digno de nada daquilo que recebia, mas que se permitiu ser usado como instrumento da justiça de Deus. Assim terminou a vida do maior dos reis de Israel. Um homem que era segundo o coração de Deus, um homem como outro qualquer, mas que se permitiu viver segundo a vontade de seu Deus. Ele errou muito, pecou muito, tinha sangue inocente em suas mãos, mas sempre esteve disposto a louvar, não os seus feitos, mas a misericórdia e graça do Senhor sobre a sua vida, porque tinha o Senhor como Deus.
Oração: Senhor querido, permita que o teu Espírito Santo nos dê a mesma capacidade de louvar e de agradecer que Davi tinha. Mas também nos dê a mesma sabedoria e discernimento para entender que sem a tua presença, nada do que somos e/ou fazemos pode ser feito, pois de ti vem a força e a capacidade de realizar obras em teu nome. Assim , te agradecemos por todas as bênçãos que de ti recebemos em nome de Jesus. Amém!


Por Fred Souto+

Nenhum comentário: