08/10/2008

Dançai ao Senhor

Dançai ao Senhor

A DANÇA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Desde muito tempo a dança é uma expressão cultural fortíssima, uma forma de expressar sentimentos profundos da alma humana. Ela tem poder de expressar emoções e também provocá-las, tanto em quem dança, como em quem a observa. Devido a esse fato deve surgir uma grande preocupação em nossos corações: "O que temos provocado no coração de Deus e nas pessoas que nos vêem?"

A DANÇA NA BÍBLIA E NA IGREJA

Na bíblia a dança sempre foi usada para expressar alegria e louvor ao Senhor pelos Seus grandes feitos. Era um ato espontâneo do coração, não tinha coreografia predeterminada. Era uma expressão genuína de prazer espiritual.
A dança na igreja vem dos tempos antigos, os judeus, por exemplo, tinha uma pratica muito profunda na dança, cultivada até hoje dentro dos grupos tradicionais. Embora as suas danças não sejam mencionadas, elas eram usadas em quase todos os serviços de adoração de expressão comunitária, todas as expressões judaicas de dança tinham intuito religioso, então derrubamos o mito de que "dança não é de Deus".
No Salmo 149:3 e 150:4 vemos o convite para louvarmos ao Senhor com danças. Temos também os clássicos de adoração com danças em Êxodo 15:20 Miriã dançando por ter atravessado o Mar Vermelho e em I Samuel 18:6 Davi, segundo o coração de Deus dançou com todas as suas forças.

Podemos ver outras referências:
*Juízes 21:21 - As filhas de Siló saiam a dançar em rodas.
*Jeremias 31:13 - "Então a virgem se alegrará na dança, e também os mancebos e os velhos..."
*Juízes 11:34 *Juízes 21:23 *I Crônicas 15:29 * Salmos 149:3 *Eclesiastes 3:4 *Jeremias 31:4 *Lucas 15:25

Durante algum tempo não se via dança na igreja, porém nesses últimos dias o Senhor vem cumprindo a Sua Palavra de Amós 9:11 - "Naquele dia levantarei o Tabernáculo caído de Davi". A dança como expressão de adoração tem sido levantada e restaurada. Porém existem bases que estão sendo esquecidas e que infelizmente não temos visto em muitas igrejas e púlpitos.

TÉCNICA OU UNÇÃO?

A dança no mundo é excelente em técnica, em coreografia, em roupa, em dedicação. Ela emociona, é perfeita, porém vazia. O mundo não pode concorrer conosco em dois aspectos: na Unção e na Glória de Deus. Por isso, é necessário que tenhamos uma vida cheia do Espírito Santo. A nossa dança não deve nunca causar comparação com a dança do mundo. O Senhor não aceita que o perdido entre na igreja e faça essa comparação. Por isso ela precisa superar em Restaurar e ganhar vidas. Quando um ímpio entra na igreja e nos vê dançando, ele tem que sentir o Espírito Santo fluindo em nós profeticamente, curando e sarando feridas. É essa dança que está no coração de Deus, Profética, cheia de Unção, cheia de Glória. Carregada do poder de Deus.
Não me entendam mal, não estou dizendo que a técnica não seja importante, porém quero que reflita nisso, onde na bíblia está escrito que Davi ou Miriã entraram em uma academia, ensaiaram e depois foram louvar ao Senhor? Eles dançavam pela alegria e pela força que Deus os dava. Deus está interessado em resgatar almas e Ele é o Dono dos nossos movimentos. Em Atos 17:28 está escrito "Porque nEle vivemos e nos movemos...". Ele é o Dono da criatividade. Experimente dançar espontaneamente ao Senhor, sem técnicas, tenho certeza que você nunca mais vai querer largar de Suas santas mãos!

A DANÇA QUE PROFETIZA MORTE

PRESTE ATENÇÃO NISSO! A sensualidade descrita em Marcos 6:22-24 é demonstrada através da filha de Herodias que dançou diante do rei . Aquela dança agradou de tal forma que ele ofereceu a ela até a metade do seu reino. A dança que mata foi a que ela dançou, cheia de sensualidade, gestos sem sentidos e falta de espiritualidade, profetizando morte! Aquela dança resultou na morte de um profeta (João Batista). Será que a dança na igreja não tem pedido as cabeças de seus profetas? A dança não tem nenhum valor se ela não profetiza Bênção, Restauração ou Cura.

O rei Herodes daria até a metade do seu reino por uma dança que mata. Porém Deus, não poupou Seu único filho para que fossemos feita Sua Igreja, Sua Noiva, para dançar e agradar o coração do Amado da nossa alma.

Então não perca mais tempo. Dance para Ele, Dance com Ele... Ouse dançar com Deus!



2 comentários:

Sinais Reais disse...

Graça e Paz no Senhor Jesus.
Gostei da sua iniciativa de produzir o blog. Não desanime.
Se precisar de idéias conte comigo.
Até mais...

Anônimo disse...

a Paz! acabei de ler seu testemunho na lista Casamento no Plano de Deus e me senti tocada por Deus. que o Senhor possa continuar agindo através de vc! recentemente senti um chamado de Deus, o qual pedi confirmação e ele o fez diversas vezes, para iniciar um grupo de dança profética na Igreja a qual pertenço. a Pastora autorizou e abri o convite às irmãs e acredito que em janeiro já estaremos começando. se vc puder me dizer como foi o seu chamado, como vc começou, se já tinha alguma noção de dança, porque particularmente eu me acho 'dura' pra dançar, mas se o Senhor assim o quer, farei o meu melhor pra Ele. aguardo seu retorno assim que possível. meu email é: silvinhamrr@gmail.com
[ ]´s e fica com Deus!