19/02/2008


A dança na Igreja

A Igreja Evangélica tem feito oposição tradicional à dança devido às suas corrupções moralmente potenciais. A palavra de Deus faz referência sem deixar interrogação de dúvida que você pode louvar, adorar, batalhar, alegrar-se em festa, através da dança. (Jr 31.13; Sl 68.25; Lc 15.25)

O que é dança profética?
Antes de tudo nós temos que conceituar dança e profeta. Já vimos o que é dança, mas, o que é um profeta? Profeta é aquele que traz uma mensagem de Deus ao povo. Conceituamos então dança profética como uma mensagem de Deus expressa através do corpo. Só é dança profética quando nosso corpo passa uma mensagem de Deus. Não há dança profética sem profeta, e o profeta tem que buscar intimidade com Deus está sensível a sua voz. Essa dança tem sido uma arma de guerra que Deus tem nos dado. Muitos conhecem a dança, mas não conhecem o Deus dela. Dance para Deus sem se importar com a sua posição, ou com que as pessoas vão achar procure agradar a Deus assim como Davi (IISm 6.14). Foi Deus que criou a dança, para glória e honra do nome Dele.

A Responsabilidade do Ministro
Temos a responsabilidade de vidas. Temos que manter o foco em Deus sendo humilde todo momento, quando o foco não é Deus você pode matar vidas espiritualmente (Êx 32.25-29; Mc 6.21-28). Por que você dança? Se sua resposta foi somente para adorar a Deus, dance ai esmo no seu lugar, no seu quarto, alegre-se no Senhor adore-o de todo coração. Mas para ser um ministro de dança, você tem que se importar com vidas, ser quebrantado, santo, obediente e submisso, ter unção. Além de adorar a Deus você tem uma responsabilidade de salvar vidas. Lembrando que isso é paralelo, pois a maior adoração é salvar vidas.

O Ministério
Como todo ministério, ele tem que estar firme na palavra de Deus. A base é a Bíblia. Muitos ministérios entram em um fanatismo (sensacionalismo) por não conhecerem a palavra de Deus. Organização é fundamental, pois a s coisas do Senhor são organizadas. Sempre buscando o direcionamento de Deus para ele. Geralmente a dança é usada nos cultos e em evangelismo.

Por que devo buscar técnica?
O pregador estuda a palavra, um cantor, faz aulas de canto, um instrumentista faz aula pra se aperfeiçoar, Com a dança por que ser diferente? Dois motivos principais:

  1. Excelência à Deus
  2. Para transmitir melhor a mensagem que Deus nos dá. Ele capacita, mas, nós temos que fazer a nossa parte, buscar aprender cada vez mais.

“Deus criou cada parte de nosso corpo para a glória do nome Dele (I Co 6.20), Ele pode transformar o seu problema, a sua lamentação em dança. Deus chama a todos a dançarem para Ele (Jr 31.13). Adoração é algo individual, que envolve uma alta intimidade entre você e Deus, um amor mútuo, algo que se você quiser você pode expressar através de cânticos, dedilhados, em silêncio, dançando... Experimente dançar para Jesus, será uma experiência inesquecível. Seja como for, faça de seus momentos de intimidade com Deus, momentos inesquecíveis”.

Escrito por: Carlos Eduardo Xavier Image hosted by Photobucket.com

Nenhum comentário: